Flebite associada ao cateter venoso periférico em cardiologia: incidência, fatores de risco e custos associados

Autores

  • Sílvia Ribeiro Grupo de Investigação e Avaliação Econômica de Indicadores Sensíveis aos Cuidados de Enfermagem, Centro Hospitalar Universitário do Porto, Porto, Portugal.
  • Sara Valente Grupo de Investigação e Avaliação Econômica de Indicadores Sensíveis aos Cuidados de Enfermagem, Centro Hospitalar Universitário do Porto, Porto, Portugal.
  • Salomé Sousa Grupo de Investigação e Avaliação Econômica de Indicadores Sensíveis aos Cuidados de Enfermagem, Centro Hospitalar Universitário do Porto, Porto, Portugal.
  • Marisa Lopes Grupo de Investigação e Avaliação Econômica de Indicadores Sensíveis aos Cuidados de Enfermagem, Centro Hospitalar Universitário do Porto, Porto, Portugal.
  • Nuno Abreu Sistemas de Informação e Gestão, Centro Hospitalar Universitário do Porto, Porto, Portugal.
  • Eduardo Alves Conselho de Administração, Centro Hospitalar Universitário do Porto, Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.21115/JBES.v15.n1.p71-80

Palavras-chave:

flebite, cateter venoso periférico, fatores de risco, cuidados de enfermagem, impacto económico

Resumo

Objetivo: Determinar a incidência de flebite, fatores de risco associados e custos diretos de tratamento. Métodos: Estudo descritivo, correlacional, com análise de custo direto. Utilizaram-se dados da documentação dos enfermeiros entre janeiro 2019 e agosto 2021. Resultados: Incluíram-se 2.374 pessoas com cateter venoso periférico, com internamento na cardiologia. A incidência de flebite foi de 12,38%, das quais 78,23% eram de grau 1 de severidade. Verificou-se associação estatística entre o desenvolvimento de flebite e a administração de amiodarona endovenosa, dias de hospitalização e serviço de internamento. Estimaram-se 1662€ de custos adicionais ao tratamento da flebite, em material clínico e horas de cuidados de enfermagem. Conclusão: Os cuidados de enfermagem são eficazes na identificação precoce e tratamento da flebite, promovendo redução de custos adicionais e garantindo melhores cuidados e ganhos em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-04-10

Como Citar

Ribeiro, S., Valente, S., Sousa, S., Lopes, M., Abreu, N., & Alves, E. (2023). Flebite associada ao cateter venoso periférico em cardiologia: incidência, fatores de risco e custos associados . Jornal Brasileiro De Economia Da Saúde, 15(1), 71–80. https://doi.org/10.21115/JBES.v15.n1.p71-80

Edição

Seção

Artigos