Satisfação dos clientes da clínica IOT em relação ao tempo de espera pela consulta médica
Palavras-chave:
serviços médicos, marketing de serviços, satisfação do clienteResumo
Introdução: É evidente que nos dias atuais o tempo é de extrema importância na vida do homem e a espera faz parte da rotina de todos. No setor de serviços médicos, esta espera tende a ser maior que o habitual e muitas vezes pode gerar a insatisfação do cliente. A prática da medicina tem lançado mão de novos mecanismos concorrenciais como o uso de um conjunto de práticas de Marketing para captação e fidelização da clientela. Por consequência, torna-se necessário conhecer o cliente, investigá-lo e, mediante os resultados, oferecer opções para as organizações direcionarem ou redirecionarem suas ações, tomando por base a satisfação e a fidelidade de seus clientes. Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo medir a satisfação dos clientes da clínica IOT em relação ao tempo de espera pela consulta médica. Método: Foi realizada pesquisa de caráter quantitativo. O estudo compôs-se de fases: revisão bibliográfica sobre os assuntos abordados; desenvolvimento da pesquisa com a aplicação de 149 questionários em dois turnos com clientes da clínica; análise dos resultados e conclusões e proposições para pesquisas. Resultados: A organização possui um ótimo desempenho e o maior marketing da empresa é a indicação boca a boca. Conclusão: Os clientes da referida clínica consideram-se de “muito satisfeito” a “satisfeito” com os serviços prestados e acreditam que o tempo que passam aguardando a consulta é proveitoso, ou seja, acham a espera normal e esse fator não influencia no grau de satisfação com o atendimento prestado.