Impacto econômico da implementação de políticas públicas para distúrbios de sono no Brasil: uma revisão integrativa

Autores

  • Beny Finkelstein Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.
  • Miguel Medeiros Centro Universitário São Camilo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Douglas Silva Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo (USP); ResMed Latam, São Paulo, SP, Brasil.
  • Claudia Albertini ResMed Latam; Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.
  • Alan Luiz Eckeli Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • Luciano Drager Unidade de Hipertensão - Instituto do Coração (InCor) - e Disciplina de Nefrologia, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (USP); Associação Brasileira do Sono, São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21115/JBES.v15.n2.p146-53

Palavras-chave:

Sono, distúrbios do sono por sonolência excessiva, síndromes da apneia do sono, transtornos intrínsecos do sono, saúde pública, política pública, economia da saúde

Resumo

Objetivo: Identificar estudos sobre políticas públicas, ações de saúde e análises econômicas relacionados aos distúrbios de sono no Brasil e discutir os seus resultados para o sistema de saúde, gestores de políticas públicas e a sociedade. Métodos: Revisão integrativa da literatura nas bases de dados Lilacs (via BVS), SciELO e PubMed (via Medline), incluindo estudos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, entre os anos de 1960-2023; foram excluídos estudos que não apresentaram a perspectiva brasileira ou aqueles cuja versão integral não estava disponível (seja gratuitamente ou na versão paga). Resultados: A busca retornou 536 resultados, dos quais apenas dois atendiam aos critérios de inclusão e mais cinco trabalhos foram incluídos manualmente, após consulta com especialistas de sono (todos abordaram apneia obstrutiva do sono, sendo: um relato sobre alteração na legislação de trânsito focada em prevenção de acidentes por sonolência excessiva; uma revisão de escopo sobre análises de custo-efetividade do tratamento da doença com uso de CPAP; dois relatos sobre linha de cuidado em um município e outros três em Secretarias Estaduais de Saúde). Conclusões: A revisão integrativa encontrou poucas evidências acerca do tema e aponta para a necessidade de futuros estudos que visem a suprir essa lacuna científica e de que seja necessário o desenvolvimento de futura linha de cuidado que amplie o acesso ao tratamento de doenças do sono no Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-05-27

Como Citar

Finkelstein, B., Medeiros, M., Silva, D., Albertini, C., Eckeli, A. L., & Drager, L. (2024). Impacto econômico da implementação de políticas públicas para distúrbios de sono no Brasil: uma revisão integrativa. Jornal Brasileiro De Economia Da Saúde, 15(2), 146–153. https://doi.org/10.21115/JBES.v15.n2.p146-53

Edição

Seção

Artigos