Vinculação aos planos de saúde de menor abrangência e seu impacto na utilização da rede de serviços do SUS: uma análise a partir da Pesquisa Nacional de Saúde de 2013

Autores

  • Carlos Silva Departamento de Economia, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil.
  • Ronir Luiz Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Ligia Bahia Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21115/JBES.v11.n2.p135-41

Palavras-chave:

sistemas de saúde privados, Sistema Único de Saúde, Pesquisa Nacional de Saúde

Resumo

Objetivo: Identificar se a vinculação aos referidos planos pode ser considerada como uma causa ou um fator incrementador da utilização do SUS por esses clientes. Métodos: Trabalhou-se com os dados fornecidos pela Pesquisa Nacional de Saúde realizada em 2013. A técnica utilizada foi a do escore de propensão. Resultados: Houve significância estatística quando se avaliou a utilização do Sistema Único de Saúde (SUS) pelos clientes dos planos de menor abrangência tanto em consultas e outros procedimentos quanto para internações, sendo essas utilizações, respectivamente, de 37,9% e 46,4%. Conclusão: Pode-se observar que a vinculação aos planos de menor abrangência se constitui em um fator incrementador à utilização da rede de serviços do SUS, reforçando a argumentação de que a oferta desses sistemas protetivos no mercado não contribui para desafogar a rede pública de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-20

Como Citar

Silva, C., Luiz, R., & Bahia, L. (2019). Vinculação aos planos de saúde de menor abrangência e seu impacto na utilização da rede de serviços do SUS: uma análise a partir da Pesquisa Nacional de Saúde de 2013. Jornal Brasileiro De Economia Da Saúde, 11(2), 135–141. https://doi.org/10.21115/JBES.v11.n2.p135-41

Edição

Seção

Artigos