Aplicação do método de custeio baseado em atividade e tempo (TDABC) em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI)

Autores

  • Rafaela Roithmann Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Karen Ruschel Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Avaliação de Tecnologias em Saúde (INCT/IATS), Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Ana Paula Etges Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Avaliação de Tecnologias em Saúde (INCT/IATS), Porto Alegre, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21115/JBES.v12.n1.p23-31

Palavras-chave:

método de custeio baseado em atividade e tempo, Instituição de Longa Permanência para Idosos, custos de cuidados de saúde, custos diretos de serviços

Resumo

Objetivos: O envelhecimento da população brasileira é caracterizado por ser um processo progressivo e crescente. A necessidade de gerenciamento econômico robusto dos serviços disponibilizados à saúde do idoso torna-se imprescindível. O objetivo deste estudo foi avaliar a estrutura de gestão de custos de uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI). Métodos: As orientações para a aplicação do método de custeio baseado em atividade e tempo (TDABC) foram utilizadas como método de análise de custos. Os dados dos anos de 2018 e 2019 foram considerados para formar as análises e viabilizar a compreensão dos diferentes graus de consumo de recursos, durante o ciclo de cuidados da ILPI. Resultados: A aplicação da metodologia estimou o custo unitário de cada residente considerando o seu grau de dependência devido a sua condição clínica. Pôde-se identificar pontos de melhorias gerenciais, com ênfase na revisão da alocação das capacidades de hospedagem. Conclusões: O TDABC, como uma metodologia de fácil aplicação para estruturação dos custos relacionados a cada paciente, traz resultados oportunos para a melhor gestão e otimização de recursos em organizações de saúde. Sugere-se para trabalhos futuros a aplicação de um estudo de precificação dos serviços da ILPI, de modo que essa possa pautar os valores de mensalidades cobradas em bases mais sólidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-20

Como Citar

Roithmann, R., Ruschel, K., & Etges, A. P. (2020). Aplicação do método de custeio baseado em atividade e tempo (TDABC) em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) . Jornal Brasileiro De Economia Da Saúde, 12(1), 23–31. https://doi.org/10.21115/JBES.v12.n1.p23-31

Edição

Seção

Artigos