Ensaio sobre a aderência ao modelo nacional de bengala eletrônica Smart Mobb® como recurso auxiliar à mobilidade de pessoas com cegueira ou baixa visão

Autores

  • Amanda Rodrigues Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Caio Henrique Texeira Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Eliana Lima Fundação Dorina Nowill para Cegos, São Paulo, SP, Brasil.
  • Antonio Carlos Moraes Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, Departamento de Economia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Vagner Rogério Santos Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21115/JBES.v13.n1.p49-54

Palavras-chave:

deficiência visual, tecnologia assistiva, mobilidade urbana, bengala eletrônica Smart Mobb®

Resumo

Objetivo: O objetivo deste trabalho foi identificar, por meio da interposição de questionário, pontos favoráveis e pontos potencialmente impeditivos à compra da Smart Mobb® como tecnologia assistiva auxiliar à mobilidade de pessoas com deficiência visual. Métodos: A aplicação do questionário foi realizada na Fundação Dorina Nowill para Cegos, instituição especializada no atendimento e reabilitação de pessoas com deficiência visual. A entrevista consistiu em perguntas sobre o perfil socioeconômico, social, tecnológico, sob o contexto das tecnologias assistivas, e de saúde, relativas ao indivíduo e às dificuldades que ele enfrenta no dia a dia por causa do seu quadro de deficiência visual. Resultados: Foram entrevistados oito candidatos. Os resultados indicaram que a Smart Mobb® possui características que apresentam identidade com as preferências relatadas pelas pessoas que participaram do estudo, apresentando inconsistência apenas quanto ao valor médio mensal estimado para venda e ao que esses indivíduos estão dispostos a pagar. Conclusão: Verificou-se que existe o desejo, por parte dos potenciais demandantes, quanto a soluções em tecnologias assistivas que carreguem maior teor tecnológico e que surjam como proposta de solução para o problema da mobilidade urbana. Com relação ao preço, a maioria dos entrevistados está disposta a pagar um percentual médio mensal abaixo do mínimo estipulado para a aquisição da bengala eletrônica Smart Mobb®, o que configura um potencial fator impeditivo à adesão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-04-20

Como Citar

Rodrigues, A., Texeira, C. H., Lima, E., Moraes, A. C., & Santos, V. R. (2021). Ensaio sobre a aderência ao modelo nacional de bengala eletrônica Smart Mobb® como recurso auxiliar à mobilidade de pessoas com cegueira ou baixa visão. Jornal Brasileiro De Economia Da Saúde, 13(1), 49–54. https://doi.org/10.21115/JBES.v13.n1.p49-54

Edição

Seção

Artigos