Custo anual de cuidado ao paciente segundo o tipo de morbidade

Autores

  • Nicole Aquino Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Assessoria de Planejamento, Florianópolis, SC, Brasil.
  • Lucas Alexandre Pedebôs Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Gerência de Inteligência e Informação, Florianópolis, SC, Brasil.
  • Daniela Calderon Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Assessoria de Planejamento, Florianópolis, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21115/JBES.v13.n1.p43-8

Palavras-chave:

saúde pública, custos e análise de custos, custos de cuidados de saúde

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi o de conhecer os custos da utilização do serviço público de saúde por indivíduos segundo suas morbidades crônicas. Métodos: A metodologia adotada para apuração dos custos foi o sistema de custeio por absorção. Os custos apurados para cada serviço foram cruzados com a base de dados dos usuários atendidos no mesmo período, incluindo um conjunto de condições de saúde ou doença existentes, sem identificação dos usuários. Resultados: Os resultados obtidos correspondem aos custos de 375.760 usuários que utilizaram algum serviço da rede municipal de saúde durante o período de um ano. Os custos variaram de R$ 0,05 a R$ 16.773,82, sendo os menores equivalentes apenas ao consumo de medicamentos e os maiores, ao uso de múltiplos serviços. Conclusão: O estudo demonstrou importante variação nos custos médios por indivíduo no contexto de uma rede municipal de saúde estruturada, com associação direta ao problema/condição de saúde observado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-04-20

Como Citar

Aquino, N., Pedebôs, L. A., & Calderon, D. (2021). Custo anual de cuidado ao paciente segundo o tipo de morbidade. Jornal Brasileiro De Economia Da Saúde, 13(1), 43–48. https://doi.org/10.21115/JBES.v13.n1.p43-8

Edição

Seção

Artigos