Implante transcateter de valva aórtica para o tratamento da estenose aórtica grave: uma revisão sistemática de estudos de avaliação econômica completa

Autores

  • Joan Amato Programa de Mestrado Profissional em Avaliação em Tecnologia da Saúde – Instituto Nacional de Cardiologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Isandra Meirelles IQVIA; Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Andressa Braga Núcleo de Avaliação em Tecnologia da Saúde – Instituto Nacional de Cardiologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Márcia Pinto Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21115/JBES.v15.n2.p129-45

Palavras-chave:

TAVI, revisão sistemática, avaliação econômica, avaliação de custo-efetividade, avaliação de custo-utilidade

Resumo

Objetivo: Comparar o implante transcateter de valva aórtica (TAVI) ao tratamento conservador em pacientes inoperáveis ou à cirurgia de troca valvar (SAVR) em pacientes com risco cirúrgico alto ou intermediário conforme a Society of Thoracic Surgeons (STS), por meio de uma revisão sistemática de avaliações econômicas completas. Avaliar a variabilidade de modelos econômicos, parâmetros, pressupostos e sua influência nos resultados finais. Métodos: Foi realizada uma busca da literatura nas bases Medline, EMBASE, Cochrane Library, Web of Science, SciELO e International HTA Base e busca manual. Foram incluídas análises econômicas completas baseadas em modelos econômicos publicadas entre 2011 e 2022, em português, inglês e espanhol. A qualidade dos estudos foi avaliada usando o instrumento QHES (Quality of Health Economic Studies). Resultados: Foram incluídos 36 estudos, majoritariamente análises de custo-utilidade (64%), da Europa (41%), utilizando dados de eficácia dos estudos PARTNER. O modelo de Markov (61%) foi predominante. O custo da prótese do TAVI foi um parâmetro de impacto na análise de sensibilidade nos três grupos. Os estudos alcançaram uma boa qualidade no instrumento QHES. Conclusão: O TAVI tendeu a ser custo-efetivo em relação aos comparadores. Os modelos não foram homogêneos nos parâmetros, horizontes temporais e taxa de desconto, podendo impactar a custo-efetividade do TAVI e dificultar a comparação dos resultados entre diferentes países e perspectivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-05-27

Como Citar

Amato, J., Meirelles, I., Braga, A., & Pinto, M. (2024). Implante transcateter de valva aórtica para o tratamento da estenose aórtica grave: uma revisão sistemática de estudos de avaliação econômica completa. Jornal Brasileiro De Economia Da Saúde, 15(2), 129–145. https://doi.org/10.21115/JBES.v15.n2.p129-45

Edição

Seção

Artigos