Influência da estrutura de governança no desenvolvimento das competências organizacionais: estudo nos serviços de saúde

Autores

  • Djair Picchiai Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (Eaesp-FGV) e Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP), Campo Limpo Paulista, SP.
  • Roseli Soligo Faculdade Campo Limpo Paulista (Faccamp).

DOI:

https://doi.org/10.21115/JBES.v10.n2.p203-212

Palavras-chave:

custos de transação, estruturas de governança, competências organizacionais, serviços de saúde

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar a influência da estrutura de governança no desenvolvimento das competências organizacionais, na perspectiva da Economia dos Custos de Transação (ECT). Analisaram-se duas empresas de uma corporação da área da saúde atuantes em Campinas e região. O portfólio de ambas são exames de diagnóstico por imagem (ressonância magnética [RM], tomografia, ultrassom e mamografia). O presente estudo caracterizou-se como um estudo de caso exploratório (Yin, 2001). Devido a um forte crescimento da demanda de exames de RM na matriz, foi necessária a contratação de um fornecedor especializado nessa modalidade, para quem foi transferida apenas e tão somente a atividade de laudos de baixa complexidade, e assim a estrutura de governança da matriz passou a ser híbrida. Os resultados do estudo apontaram que as estruturas de governança não somente influenciaram no desenvolvimento de novas, como interagiram para o fortalecimento e a eliminação de algumas competências organizacionais vigentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Como Citar

Picchiai, D., & Soligo, R. (2018). Influência da estrutura de governança no desenvolvimento das competências organizacionais: estudo nos serviços de saúde. Jornal Brasileiro De Economia Da Saúde, 10(2), 203–212. https://doi.org/10.21115/JBES.v10.n2.p203-212

Edição

Seção

Artigos