Custeio Baseado em Atividade e Tempo (TDABC) em um departamento de radiologia hospitalar no sul do Brasil

Autores

  • Naíla Daroit Engenharia de Produção, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Karen Ruschel Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares-Cardiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (IATS/CNPq), Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Frederico Tarrago Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Ana Paula Etges Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Brasil; Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (IATS/CNPq), Porto Alegre, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21115/JBES.v10.n3.p302-7

Palavras-chave:

custos e análise de custo, assistência à saúde, serviço hospitalar de radiologia

Resumo

Objetivo: Mensurar o custo dos serviços do departamento de radiologia de um hospital privado no sul do Brasil e avaliar o desempenho financeiro do setor quando comparado ao repasse da tabela aos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Métodos: Estudo de caso baseado na metodologia Custeio Baseado em Atividade e Tempo (TDABC). Após a definição dos exames de maior incidência, houve a análise do processo de realização de exames de radiografia de tórax, ecografia de abdômen total, tomografia de crânio, tomografia de tórax, ecografia pélvica transvaginal, ecografia de aparelho urinário e ressonância magnética de crânio. Foram coletados os tempos das atividades para a realização de cada exame, informações dos custos do departamento, bem como as definições das capacidades dos serviços para calcular o custo dos exames em função das atividades e tempo. Resultados: Pode-se inferir que, na comparação com os valores de repasse do SUS, todos os exames analisados apresentaram custos superiores ao repasse. Além disso, observou-se que cerca de 80% dos custos estão relacionados ao custo fixo da estrutura do departamento de radiologia e 12%, ao profissional médico. Conclusão: O TDABC demonstrou ser um método oportuno para análise de custeio em um departamento de radiologia hospitalar. Por meio dos resultados apresentados, pode- -se propor melhorias a fim de reduzir custos para um maior desempenho do serviço.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Daroit, N., Ruschel, K., Tarrago, F., & Etges, A. P. (2018). Custeio Baseado em Atividade e Tempo (TDABC) em um departamento de radiologia hospitalar no sul do Brasil . Jornal Brasileiro De Economia Da Saúde, 10(3), 302–307. https://doi.org/10.21115/JBES.v10.n3.p302-7

Edição

Seção

Artigos