Escolhas metodológicas aplicadas aos modelos analíticos e sua influência nos resultados de avaliações econômicas e na tomada de decisão em saúde: um estudo de casos

Autores

  • Marisa Santos Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) – Instituto Nacional de Cardiologia/Ministério da Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Anete Trajman Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil.
  • Márcia Pinto Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) – Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira/Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21115/JBES.v10.n3.p298-301

Palavras-chave:

custo-efetividade, avaliação de tecnologias em saúde, avaliação econômica em saúde

Resumo

As avaliações econômicas são elaboradas com base em modelos teóricos que procuram representar a realidade. Seu objetivo é a alocação eficiente dos recursos disponíveis para a saúde, sendo, portanto, uma exigência para a incorporação de tecnologias em saúde. A literatura sobre falhas e diferenças de métodos que mudem os resultados de estudos de custo-efetividade é escassa. Neste artigo, foi utilizado o desenho de estudo de caso para ilustrar como a escolha de parâmetros e a definição de pressupostos incorporados aos modelos de análise de decisão podem influenciar os resultados e as conclusões das análises de custo-efetividade e custo-utilidade e, por consequência, a alocação de recursos de saúde. Para tanto, pautamo-nos na discussão de três casos, nos quais observamos que a escolha da estimativa da prevalência, da especificidade de um teste e do horizonte temporal gerou resultados de custo-efetividade divergentes. O que motiva as diferentes escolhas pode ser muito diverso; alertamos para o risco das escolhas baseadas em interesses de promover a nova tecnologia.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Santos, M., Trajman, A., & Pinto, M. (2018). Escolhas metodológicas aplicadas aos modelos analíticos e sua influência nos resultados de avaliações econômicas e na tomada de decisão em saúde: um estudo de casos. Jornal Brasileiro De Economia Da Saúde, 10(3), 298–301. https://doi.org/10.21115/JBES.v10.n3.p298-301

Edição

Seção

Artigos