Inovação na gestão hospitalar: análise dos resultados de eficiência de um hospital português integrado em uma unidade local de saúde
DOI:
https://doi.org/10.21115/JBES.v10.n3.p285-90Palavras-chave:
integração vertical, práticas de gestão privada, análise envoltória de dados, eficiênciaResumo
Objetivo: Verificar se a alteração do formato jurídico do hospital Amato Lusitano e a simultânea integração com a atenção primária gerou melhoria dos resultados de eficiência em seus serviços clínicos. Metodologia: Para avaliar os resultados de eficiência, utilizou-se à técnica da análise envoltória de dados, considerando como insumos os custos e como resultados a produção registrada de cada serviço clínico ao longo de um período de 15 anos. Os dados de custo e produção foram obtidos através do Gabinete de Apoio à Gestão e do Gabinete de Contabilidade do hospital. A amostra incluiu todos os serviços clínicos de internação, imagem e patologia clínica. Resultados: A mudança da gestão pública para a condição corporativa resultou em melhoria nos resultados de eficiência em 16 dos 17 serviços analisados apresentando um aumento médio de 19,0%. Conclusões: A adoção da gestão empresarial e do modelo de unidade de saúde local tem sido benéfica para o desempenho dos serviços clínicos, com melhoria geral nos resultados de eficiência técnica.